O certificado de testagem para setor privado, foi anunciado pelo governador de São Paulo, João Doria, na segunda feira (22/06) com o objetivo de reconhecer através do certificado covid as empresas que desenvolveram programas de testagem em massa para o COVID-19, abrangendo todo o estado de SP.
A iniciativa a respeito do certificado de testagem para empresas visa incentivar a adesão da instituição privada à testagem ao COVID-19, auxiliando o Centro de Vigilância Epidemiológica referente ao monitoramento da doença.
Vale destacar que, os testes de COVID-19 são comprovadamente uma das ferramentas fundamentais para conter a pandemia.
O certificado de testagem para setor privado será elaborado e administrado pela Secretaria da Saúde, em parceira com o Instituto Coalizão Saúde.
De acordo com o anúncio de João Dória, para ter o certificado covid, é necessário realizar a inscrição no programa, que teve seu início no dia 1º de Julho. A regulamentação e o formulário para inscrição poderão ser acessados a partir hotsite oficial do Governo do Estado de São Paulo, ou através do Website da Instituto Coalizão Saúde – ICOS.
Requisitos necessários para participar do programa de certificado de testagem
Conforme informações obtidas pelo Governo de SP, haverá alguns requisitos necessários para se inscrever no programa e obter o certificado de testagem para empresas.
Dessa forma, os critérios analisados para obtenção do certificado covid são:
- a Testagem de sua comunidade (podendo incluir funcionários, clientes e fornecedores);
- Utilização de testes registrados na Anvisa (como são os Testes de Covid-19 do Grupo Hermes Pardini);
- Realização dos testes RT-PCR e Sorológico por parte de laboratórios clínicos
- As coletas de sangue para os testes sorológicos devem ser feitas por profissionais de saúde capacitados e habilitados;
- Notificar os testes realizados pelos sistemas oficiais.
Fases do programa de certificado de testagem
De acordo com a gestão estadual do programa, haverá 3 fases para as empresas obter o certificado de testagem, sendo elas:
1º Fase – Referente às inscrições das empresas no site oficial do Governo Estadual de SP ou do Instituto de Coalizão Saúde.
2º Fase – Avaliação das inscrições por meio do Comitê Gestor Técnico, composto por membros do ICOS.
3º Fase – Parecer do resultado da avaliação das inscrições pelo Comitê Gestor Técnico, previsto para agosto, sendo encaminhado os resultados para as respectivas empresas aprovadas.
O governo de São Paulo também passou a incluir a rede particular de laboratórios na capacidade total de testagem no estado, possibilitando o Grupo Hermes Pardini disponibilizar Testes de Covid-19 para auxiliar as empresa na obtenção do Certificado de Testagem.
Testes de Covid-19 – Grupo Hermes Pardini
Para auxiliar as empresas a obter o certificado covid e combater o novo coronavírus (Covid-19), o Grupo Pardini disponibilizou Testes de Covid-19 para empresas, com as metodologias mais assertivas do mercado, como o RT PCR e o Sorológico IgG, atendendo dessa forma os requisitos necessários exigidos pelo governo paulista.
Vale destacar que, o Grupo Pardini é o maior laboratório de apoio à análises clínicas no país. Contamos com uma rede de coleta com mais de 10.000 laboratórios em todo o Brasil e estamos prontos para atender sua empresa, onde ela estiver.
Clique no link para saber mais informações a respeito de Testes de Covid e obtenção do Certificado de Testagem de COVID para empresas.
Veja também outras matérias sobre a pandemia:
- Gestão Covid – Grupo Pardini
- Saiba Tudo sobre Teste Covid para Empresas
Anúncio de João Dória a respeito do Certificado Covid para empresas:
Se tiver alguma dúvida ou precisa de qualquer ajuda, conte com a Toxicologia Pardini! Entre em contato pelos canais abaixo: