Considerada uma das substâncias mais vendidas nas farmácias atualmente, o alprazolam trata-se de um fármaco utilizado geralmente para o tratamento de síndrome do pânico e transtorno de ansiedade.
Conhecido também como um benzodiazepínico, essa substância produz efeito ansiolítico, ou seja, o funcionamento exagerado das células superexcitadas, o que causa relaxamento e sensação de calma ao paciente.
Os benzodiazepínicos são considerados a classe de medicamentos mais importante pela grande eficácia nos tratamentos contra ansiedade. Possuem baixa toxicidade e menos chance de desenvolverem dependência.
Atualmente é exigido uma receita médica especial, prescrita pelo especialista, para a compra do alprazolam. É um remédio de uso controlado e o tratamento deve ser acompanhado pelo médico especialista.
O medicamento alprazolam serve para tratar pacientes com transtorno de ansiedade e síndrome do pânico, trazendo sensação de tranquilidade e calma.
Ele funciona aumentando a atividade de substâncias neurotransmissoras no cérebro, como o ácido gama-aminobutírico (GABA), que faz com que a atividade no sistema nervoso central diminua, o que causa um efeito tranquilizante, reduzindo os efeitos da ansiedade.
Com aprovação da ANVISA, o alprazolam é indicado para os seguintes casos:
- Transtorno de ansiedade;
- Medos e fobias;
- Síndrome/transtorno do pânico;
- Dificuldades de concentração;
- Insônia;
- Irritabilidade;
- Ansiedade associada a abstinência (de álcool ou drogas, por exemplo);
- Entre outros.
Os efeitos colaterais apresentados por pacientes após o uso do medicamento alprazolam, incluem:
- Dificuldade de articular palavras;
- Sedação;
- Sonolência;
- Tontura;
- Dor de cabeça;
- Dificuldade na coordenação motora;
- Prisão de ventre;
- Depressão;
- Alterações de memória;
- Boca seca;
- Cansaço e irritabilidade.
Em alguns casos graves, é possível identificar os seguintes efeitos colaterais do alprazolam:
- Distúrbios de atenção;
- Disfunção sexual;
- Hipersonia;
- Letargia;
- Tremor;
- Confusão;
- Diminuição ou aumento do desejo sexual;
- Perturbações no equilíbrio;
- Visão turva;
- Náusea;
- Dermatite;
- Alterações no peso corporal.
O alprazolam possui rápida absorção e sua via administração é oral. O medicamento começa a fazer efeito entre 1 hora ou 2 horas após a administração.
A dosagem recomendada de alprazolam para ansiedade é inicialmente 0,25 a 0,5 mg, 3 vezes por dia. Para síndrome do pânico deve-se iniciar com 0,5 mg, 3 vezes por dia e ir aumentando gradualmente 1 mg por dia até atingir 4 mg por dia (com intervalos de 3 a 4 dias). Contudo, é recomendado procurar um médico especialista para receitar a dosagem ideal para você.
Confira abaixo as principais dúvidas sobre o medicamento Alprazolam
Sim, o alprazolam é um remédio que pode ser utilizado para dormir, já que possui ação tranquilizante e sensação de sonolência. Contudo, não é indicado utilizar o alprazolam indiscriminadamente, pois é possível adquirir tolerância e até mesmo dependência da substância.
Sim, o medicamento é considerado seguro quando utilizado ocasionalmente ou por curtos períodos de tempo. Contudo, existe sim a possibilidade do paciente desenvolver dependência química ou psicológica com o uso do fármaco.
O medicamento pode engordar alguns pacientes, pois um dos efeitos colaterais do alprazolam é o aumento de peso.
Estudos atuais descartam a possibilidade dos benzodiazepínicos aumentarem os riscos de demência.
Sendo rapidamente absorvido pelo corpo, o alprazolam possui, em média, 11 horas de efeito no organismo. Exceto em pessoas diagnosticadas com insuficiência renal ou hepática.
A diferença entre os dois medicamentos se dá apenas na duração dos efeitos, no perfil de ação e nas circunstâncias de uso. Ambos causam sedação e relaxamento muscular e são anticonvulsivantes e ansiolíticos.
O alprazolam possui como princípio ativo: 8-cloro-1-metil-6-fenil-4H-s-triazolo-(4,3-alfa) (1,4) benzodiazepina, triazolo análogo da classe de 1,4-benzodiazepínicos que atuam no sistema nervoso central.
Pode sim. Ambas as substâncias são muito utilizadas juntas, por isso, é seguro utilizar antidepressivo junto com benzodiazepínico (alprazolam). No entanto, não é indicado fazer uso prolongado do alprazolam por conta dos efeitos colaterais. Consulte o médico especialista e avalie o custo-benefício.
É contraindicado ingerir bebidas alcoólicas durante o uso de alprazolam, pois pode ocorrer efeito maior de sedação e lentificação dos reflexos.
Assim como outras substâncias psicoativas, o alprazolam pode ser identificado em exames toxicológicos.
Entretanto, devido à capacidade do exame toxicológico de detectar múltiplas substâncias, é altamente recomendável que, durante a realização do exame, o indivíduo informe ao profissional responsável sobre o uso de medicamentos específicos.
Isso deve ser acompanhado pela apresentação de uma prescrição médica, a fim de comprovar a legitimidade da utilização dessas substâncias para propósitos terapêuticos.
O objetivo primordial dos exames toxicológicos é identificar a presença de substâncias ilícitas, tais como maconha, cocaína, opiáceos, anfetaminas, e outras substâncias de abuso.
Se você está em busca de um laboratório para efetuar seu exame toxicológico, a Toxicologia Pardini é a escolha ideal.
Na Pardini, o procedimento é ágil, levando apenas alguns minutos, e é conduzido por uma equipe multidisciplinar altamente qualificada. Adicionalmente, os resultados do exame são prontamente disponibilizados no site e no aplicativo, garantindo acesso conveniente tanto para o paciente quanto para o médico.
Confira laboratórios próximos a seu endereço e realize já o seu exame!
Caso você queira saber mais informações a respeito do exame toxicológico, como:
- Qual é o tempo de detecção de drogas do exame toxicológico?
- Ficar perto de quem consome droga afeta o resultado do exame?
- Recomendações para o exame toxicológico
Entre outros, acesse já a nossa página principal: Saiba tudo! Exame Toxicológico, e confira essas e demais dúvidas!