Atualmente a medicação cetamina ou também conhecida como ketamina, vem sendo considerada o mais novo e poderoso aliado no tratamento de pacientes com depressão.
A cetamina, possui a administração assistida e pode apresentar resultados satisfatórios a curto prazo, dando mais esperança e qualidade de vida aos pacientes com depressão.
Esse fármaco foi descoberto em 1962, contudo, nos últimos 20 anos vem sendo estudado, apresentando alta eficácia no tratamento da depressão resistente unipolar e bipolar.
Considerado uma das maiores inovações psiquiátrica das últimas décadas, o uso da cetamina para tratamento da depressão e da prevenção de suicídio, foi um grande passo para medicina, no entanto, esse medicamento também vem sendo utilizado para uso recreativo, uma vez que dependendo da dose, pode causar alucinações, sentimentos de dissociação, entre outros efeitos colaterais graves.
A cetamina ou ketamina trata-se de um anestésico, com aplicação hipnótica e aspecto analgésico, foi desenvolvida para induzir ou manter anestesia, mas também para administrar dores intensas. Nos últimos 20 anos, a cetamina vem sendo estudada por possuir forte resultado antidepressivo em doses mínimas, agora é prescrita por alguns médicos, no tratamento da depressão resistente unipolar e bipolar.
A cetamina também é utilizada ilegalmente como uma droga de clube que cria um efeito intenso e dissociativo.
Atualmente a cetamina é considerada o tratamento mais eficaz para depressão resistente unipolar e bipolar, sendo capaz de reverter casos crônicos de depressão em até 75% dos casos. Em algumas condições, pacientes com depressão resistente apresentam melhora imediata após o uso do fármaco.
Além da indicação para pacientes com depressão resistente, a cetamina pode ser utilizada no início do tratamento de depressão — antes dos medicamentos antidepressivos fazerem efeito —, para resgatar pacientes depressivos em fase mais crítica do quadro e também para pacientes com pensamentos suicidas.
O uso da cetamina tem se mostrado altamente eficaz no tratamento da depressão unipolar ou bipolar, inclusive em pacientes mais críticos.
De acordo com estudo publicado pela CNN Brasil em 12 de setembro de 2022, o tratamento com cetamina pode apresentar melhoria significativa em pacientes com sintomas de depressão, ansiedade e ideação suicida.
Os pesquisadores analisaram dados de 424 pessoas com depressão resistente, tratadas entre novembro de 2017 e maio de 2021 na Virgínia (EUA). Durante a pesquisa, os pacientes preenchiam inquéritos de saúde física e mental, e receberam cerca de seis infusões em 21 dias de procedimento.
Dentro de seis semanas após o início das infusões, os pesquisadores já apontaram que metade dos pacientes responderam ao tratamento e 20% tiveram redução nos sintomas depressivos. Metade dos pacientes que apresentavam pensamento suicida exibiram melhora após seis semanas, além de uma redução de 30% nos sintomas de ansiedade.
O estudo foi publicado originalmente no Journal of Clinical Psychiatry, apresentando a promessa da cetamina no tratamento dessas condições de saúde.
Assim como qualquer substância, a cetamina também possui efeitos colaterais dependendo da dosagem que se utiliza. No geral, a cetamina possui ação dissociativa, que pode causar anestesia ao paciente, além de efeitos colaterais como sensação de estar desconectado do próprio corpo, confusão mental, delírio, alucinações, sentir como se estivesse sonhando, comportamento irracional, excitação, entre outros.
No geral, o efeito da cetamina no organismo pode durar minutos ou até horas, dependendo da via de administração. Os efeitos primários da cetamina podem durar entre 30 a 45 minutos quando injetada, 45 a 60 minutos quando inalada e de 1 a 2 horas quando consumida oralmente.
Sim, é possível identificar o uso de cetamina no exame toxicológico da Toxicologia Pardini.
Devido ao fato do exame toxicológico detectar diversas substâncias, é sempre aconselhável informar ao profissional coletor, no momento da realização do exame, que faz o uso de tais medicamentos, além de entregar uma receita médica, mostrando a veracidade da utilização para fins terapêuticos.
O exame toxicológico realizado nos laboratórios Pardini é de larga janela de detecção e consegue apontar o uso de cetamina feito nos últimos 90 ou 180 dias.
Essa janela de tempo de detecção do exame toxicológico, consegue analisar indícios do uso de cetamina e também de outras substâncias, como:
- Cocaína e derivados;
- Maconha e derivados;
- Anfetaminas (diferenciamos o consumo terapêutico do abusivo);
- Metanfetaminas;
- Ecstasy (MDMA, MDA e MDE);
- Heroína;
- Morfina;
- Codeína;
- Oxicodine;
- Anfepramona (exclusivo para SENATRAN e Ministério do Trabalho);
- Mazindol (exclusivo para SENATRAN e Ministério do Trabalho);
- Femproporex (exclusivo para SENATRAN e Ministério do Trabalho).
Caso esteja procurando um laboratório para realizar seu exame toxicológico, na Toxicologia Pardini você realiza o seu exame em poucos minutos e com o auxílio de uma equipe multidisciplinar especializada. Além disso, o resultado do exame toxicológico fica disponível no site e no aplicativo e pode ser acessado com facilidade tanto pelo paciente, quanto pelo médico.
O agendamento também pode ser feito de forma 100% online via WhatsApp, ou caso prefira, comprar direto no Site e ir ao laboratório. Veja laboratórios próximos de seu endereço!
Caso você queira saber mais informações a respeito do exame toxicológico, como:
- Qual é o tempo de detecção de drogas do exame toxicológico?
- Ficar perto de quem consome droga afeta o resultado do exame?
- Recomendações para o exame toxicológico
Entre outros, acesse já a nossa página principal: Saiba tudo! Exame Toxicológico, e confira essas e demais dúvidas!