O exame toxicológico para candidatos de concursos é muito simples. Em nosso site, você encontrará mais de 4.500 laboratórios ou postos de coleta disponíveis para escolher o mais conveniente para você. Lembrando que, não é necessário realizar o agendamento para o exame.
Depois de decidir onde fazer o exame toxicológico, basta ir ao laboratório. No dia da coleta, você cederá amostras de queratina (cabelo ou pelos), sendo uma pequena quantidade raspada ou cortada próxima a raiz. Não se preocupe, caso precise coletar cabelo, visto que a coleta da amostra não deixa falha visível, sendo praticamente imperceptível.
Após coletada, a amostra é encaminhada à Toxicologia Pardini onde é realizada a análise do material, em busca de substâncias psicoativas, como:
- Maconha;
- Crack;
- Cocaína;
- Ecstasy;
- Metanfetaminas;
- Entre outros.
Lembrando que, cada concurso público tem um edital diferente, e por essa razão, podem ser solicitadas outros tipos de substâncias ilícitas a serem pesquisadas. Dessa forma, é sempre recomendado ler o edital completo, assim como levá-lo no momento de realizar a coleta, para que possa assegurar que todas as drogas sejam analisadas.
Para conferir a lista completa das drogas analisadas, acesse: Quais drogas são pesquisadas no exame toxicológico?
Assim que a análise estiver concluída, o laudo é liberado ao laboratório de coleta que ficará disponível para retirada, para que você possa apresentá-lo na instituição requerente.
Informações sobre o laudo do exame toxicológico para concursos
Informações sobre o exame toxicológico para candidatos de concursos
Alguns concursos públicos, principalmente os da Polícia Civil, Militar e Federal, exigem a realização do exame toxicológico por parte dos candidatos. Essa análise é uma das etapas de aprovação no concurso e tem caráter eliminatório.
Desde o momento da inscrição, o candidato do concurso saberá por meio do edital a exigência ou não da análise.
Neste documento, ela estará especificada como exame toxicológico de larga janela de detecção, exame toxicológico de cabelo/pelos ou exame toxicológico de queratina.
Todos esses referem-se à pesquisa por substâncias psicoativas (drogas) que podem ter sido utilizadas por um período, também determinado pelo edital.
Informações sobre a janela de detecção do exame toxicológico para concursos
É chamado de exame toxicológico de larga janela de detecção, porque ele determina o consumo ou não de substâncias psicoativas em um período muito mais extenso que os exames toxicológicos convencionais (pela saliva ou urina), dependendo do comprimento da amostra, no caso de cabelo.
Vale ressaltar que pelos faciais, como a barba, são analisados na mesma categoria de cabelo, ou seja, precisam ter um comprimento mínimo compatível com a janela de detecção pretendida para a análise.
Pelos, por outro lado, não requerem comprimento mínimo. Isso porque o ciclo de crescimento do pelo é diferente do ciclo de crescimento do cabelo. O crescimento do pelo é faseado: o pelo nasce, cresce, cai e é substituído por um novo pelo, tendo uma vida útil de, em média, 180 dias.
Entretanto, cabelos e barbas crescem continuamente. Por esta razão, é necessário que tenha um determinado tamanho que seja compatível com a janela de detecção a ser analisada. Para pelos, a janela de detecção sempre será fixada em 180 dias.
Veja abaixo a tabela de comprimento de cabelo e suas respectivas janelas de detecção:
- 1cm = 30 dias de detecção
- 2cm = 60 dias de detecção
- 3cm = 90 dias de detecção
- 6cm = 180 dias de detecção
Assim que o material é coletado, você pode acompanhar o status do seu diagnóstico.
Se preferir, a Toxicologia Pardini se encarrega de enviar mensagens de texto via SMS ou e-mail para te atualizar sobre o andamento.
Se tiver alguma dúvida ou precisa de qualquer ajuda, conte com a Toxicologia Pardini! Entre em contato pelos canais abaixo: