Se você já verificou que no edital do concurso que você pretende participar consta a exigência de exame toxicológico de larga janela de detecção ou exame de queratina, ambos se referem ao mesmo teste, é importante saber que essa etapa, realizada após as fases teóricas e práticas, é ELIMINATÓRIA.
O exame toxicológico avalia se o candidato fez uso de drogas num período que pode ir de 30 a 180 dias que antecedem o teste, (dependendo o que demanda o edital), para evitar o ingresso de servidores no serviço público usuários de substâncias psicoativas, que podem comprometer a atividade profissional e violar os interesses públicos. Trata-se de uma decisão da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, vigente desde 2010.
Em caso de resultado positivo, o candidato tem o direito assegurado da contraprova. Se o segundo exame der novamente positivo ou se o interessado se recusar a fazer o exame, será eliminado do concurso.
Por isso, é importante ter cuidado na escolha da empresa que vai realizar a análise do seu exame toxicológico para evitar riscos de falsos positivos, ou seja, erros na avaliação da sua amostra de cabelos ou pelos do corpo.
A Toxicologia Pardini é uma empresa do Grupo Pardini. Maior empresa do mercado toxicológico no Brasil, especializada em exames toxicológicos de larga janela de detecção.
E mais: além da idoneidade e segurança do seu laudo que você deve entregar à instituição do seu concurso público, a Toxicologia Pardini disponibiliza uma rede com cerca de 4.500 unidades de coleta em todo o país, para que você possa escolher o posto da sua conveniência e mais próximo de você.
Como escolher um posto de coleta da Toxicologia Pardini
Em nosso site www.exametoxicologico.com.br, informe seu estado e cidade. Ordene os laboratório por preço, por ordem alfabética ou por bairro e pronto: todas as informações que você precisa serão disponibilizadas: endereços dos postos de coleta, telefones e e-mails de contato. Você também pode utilizar nossa busca facilitada no mobile. Assim que acessar o site, basta permitir o acesso à sua localização e mostramos os postos de coleta mais próximos de onde estiver.
Após escolher o laboratório de coleta, você pode comprar seu exame pelo site ou então, se dirigir ao laboratório para realizar a coleta, tendo em mãos um documento oficial com foto válido, o vale-exame (caso tenha comprado pela internet) e seu cartão de crédito, (caso queira comprar na hora). Você também pode comprar o exame toxicológico pagando por boleto e alguns laboratórios aceitam a opção débito.
Para garantir ainda mais agilidade ao seu atendimento, você pode ligar para o laboratório escolhido para verificar os horários mais tranquilos. Assim você evita espera e ganha ainda mais comodidade no seu atendimento.
Caso tenha saído com pressa e esquecido o seu vale-exame, não tem problema: basta apresentar um documento que contenha o CPF.
Saiba como é feito o exame toxicológico para concursos
O exame toxicológico de larga janela de detecção para concursos é simples, indolor, rápido e não invasivo. Não exige nenhuma preparação prévia. O exame é feito a partir da coleta de pequenas amostras de cabelo (mecha fina, mais ou menos da espessura de um lápis) ou pelos do corpo (peito, braços, pernas ou axilas).
O material é coletado por profissionais altamente especializadas da unidade credenciada da Toxicologia Pardini que você escolheu e em seguida é direcionado para análise. Ao chegar para análise, a amostra é preparada, passando inclusive, pela etapa de descontaminação externa. a descontaminação aliada ao fato de que a análise é feita a partir de metabólitos localizados no núcleo capilar, é a dupla garantia de que o resultado é confiável. Portanto, o uso de produtos como gel, shampoo, condicionador ou tintura não influencia o resultado do teste.
Atenção: O exame toxicológico não detecta consumo de energéticos, antidepressivos, álcool, anabolizantes, calmantes e similares.
Se tiver alguma dúvida ou precisa de qualquer ajuda, conte com a Toxicologia Pardini! Entre em contato pelos canais abaixo: