O Crack é uma droga ilícita derivado da cocaína, produzida através de uma mistura da cocaína em pó dissolvida em água, acrescida de bicarbonato de sódio (ou amônia) e aquecida, para separar a parte sólida (que se torna a pedra de crack) da parte líquida.
Geralmente, o Crack é consumido através do fumo, e por ser absorvida facilmente pelo pulmão devido a fumaça, os efeitos do crack acabam sendo mais rápidos do que a cocaína, que é inalada na forma de pó.
Vale ainda destacar que, de acordo com a Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), realizada em 2017, o Brasil foi considerado o maior consumidor de Crack do mundo.
E assim como demais tipos de drogas, o Crack também é identificado no Exame Toxicológico, sendo possível constatar o consumo desta droga em uma janela de detecção de 90 a 180 dias a partir da análise do exame.
Veja abaixo os principais efeitos do crack no organismo e como a droga é detectada no Exame Toxicológico:
Por ser derivado da Cocaína, os efeitos do Crack são basicamente os mesmo, sendo eles:
- Maiores níveis de energia (hiperatividade)
- Maior confiança e euforia
- Pupilas muito dilatadas
- Comportamento muitas vezes agressivo
- Aumento dos batimentos cardíacos
O uso frequente da droga também poderá levar aos seguintes sintomas:
- Insônia
- Falta de apetite
- Presença de queimaduras ou bolhas nos lábios e dedos
- Paranóia
- Problemas respiratórios
- Derrames
- Infarto
Os efeitos do crack são sentidos quase imediatamente após o uso, girando em torno de 10 a 15 segundos. No entanto, os efeitos duram em média 5 minutos, no qual quanto mais o usuário consumir a droga, mais a duração é reduzida, o que leva os usuários a utilizar cada vez mais em curtos espaço de tempo, tornando assim dependente.
O Crack é identificado no exame toxicológico através da análise de cabelos e/ou pelos do corpo, no qual a partir de pequenas quantidades de amostras, é possível detectar o consumo da droga em um período de 90 a 180 após a análise do exame.
Por identificar o consumo de drogas em um longo período, o teste é conhecido principalmente como “Exame Toxicológico de Larga Janela de Detecção”.
Além de detectar a droga, a análise toxicológica consegue analisar o padrão de consumo e diferenciá-lo em categorias, variando entre uso levíssimo até gravíssimo, auxiliando o encaminhamento clínico dependendo de cada caso.
Você sabia que o Exame Toxicológico de larga janela de detecção também é exigido, por lei, para CNH, Empresas e Concursos Públicos?
Caso você precise realizar o exame toxicológico em qualquer uma das ocasiões, acesse abaixo!
Exame Toxicológico Particular
O exame toxicológico de larga janela de detecção também pode ser realizado para outros fins, como é o caso do exame particular.
Assim como os exames para motoristas, empresas e concursos, o toxicológico particular é realizado pela Toxicologia Pardini, laboratório líder nacional no segmento toxicológico.
Confira abaixo algumas vantagens de nosso exame toxicológico particular!