Desde 2005 a ONU elegeu o terceiro domingo de novembro como Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. Em 2021 a data será celebrada no dia 21 de novembro.
O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito de 2021 representa a oportunidade para conscientizar a população mundial sobre a importância da adoção de medidas preventivas, com o foco na redução de acidentes, além de cobrar ações, por parte das autoridades, que promovam de forma efetiva a segurança nas estradas.
Leis do toxicológico que salvam vidas
A Lei 13.103/2015, a já famigerada Lei do Caminhoneiro, é uma, senão a principal medida estabelecida a nivel Federal para o combate do uso de substâncias psicoativas nas estradas.
O uso de substâncias psicoativas por motoristas profissionais é dos grandes vilões quando o tema é segurança nas estradas, entretanto, desde 2015, após a divulgação da Lei o número de acidentes envolvendo motoristas de veículos pesados dirigindo sob efeito de psicoativos vem caindo, assim, como o número de acidentes registrados em estradas federais.
Dados oficiais da CNT – Confederação Nacional do Transporte, apresentam uma queda acumulada de cerca de 50% entre os anos de 2015 e 2020, nos números de acidentes envolvendo veículos pesados, em estradas brasileiras. Conforme apresentação gráfica apresentada a seguir:
Em 2021, outra grande conquista no que tange a prevenção contra o uso de substâncias psicoativas na classe dos trabalhadores do setor de transporte, foi a inclusão do Toxicológico Periódico, determinado pela Lei Federal 14.071/2020 que passou a vigorar em 12 de abril deste ano.
A Lei do Toxicológico Periódico determina a renovação do Exame Toxicológico no meio da vigência da Carteira de Habilitação Brasileira, sob pena de multa e restrição do direito de conduzir.
Tanto a Lei Federal do Toxicológico Periódico, quanto a Lei do Caminhoneiro, representam a preocupação com a preservação da segurança e da vida das pessoas, pois ambas têm como principal objetivo manter usuários de drogas distantes das estradas.
Vítimas do trânsito pelo mundo
Apesar das grandes conquistas do Brasil em relação a diminuição nos casos de acidentes por conta das Leis do Exame Toxicológico, os números mundiais ainda são alarmantes.
Atualmente são 1,3 milhões de mortos por ano e 50 milhões de feridos em todo mundo, em decorrência da violência no trânsito. São 140 mil vítimas por dia, entre mortos e feridos.
De acordo com estudos da ONU, apresentados na 3ª Conferência Ministerial Global de Segurança Viária realizada em fevereiro de 2020, em Estocolmo, Suécia e publicados no Relatório de status Global de Segurança no Trânsito – 2018 (Global Status Report on Road Safety – 2018) morrem cerca de 1,35 milhão de pessoas vítimas de sinistros de trânsito todos os anos no mundo, sendo que 60% dessas mortes ocorrem em países de média ou baixa renda.
A Toxicologia Pardini apoia a data de conscientização
Para a Toxicologia Pardini, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito é uma data muito importante para lembrar ao maior número de pessoas possível, o valor e a fragilidade da vida e que como sociedade, temos um papel definitivo para mitigar os casos de acidentes, fazendo nossa parte por um trânsito mais seguro, seja simplesmente respeitando as Leis existentes, seja cobrando maior vigilância das autoridades competentes.