O ecstasy, conhecido popularmente como droga do amor, trata-se de uma substância psicoativa, classificada quimicamente como 3,4-metilenodioximetanfetamina ou MDMA.
A bala ecstasy ficou bastante popular como droga do amor por aumentar a percepção de cores e sons, e também por expandir a sensibilidade física do usuário.
Seus efeitos eufóricos têm duração de 4 a 8 horas, isso mesmo quando ingerida oralmente ou injetada. Mesmo com efeitos que podem trazer sensação de bem-estar ao usuário, é uma droga bastante perigosa que pode levar à morte.
O ecstasy é considerado uma droga recreativa e conta com metilenodioximetanfetamina como princípio ativo. Esse ativo tem o poder de aumentar o estado de euforia, além de trazer sensação de prazer e felicidade ao usuário.
Apesar de ser uma droga que oferece sensações positivas ao usuário, a bala ecstasy é extremamente perigosa, capaz de causar desidratação e elevação da temperatura do corpo, efeitos que podem levar a derrames cerebrais e ao óbito.
No Ápice dos efeitos do ecstasy, podem surgir sintomas perigosos, que por conta da sensação de bem-estar da substância, são ignorados pelo usuário. Entre os efeitos perigosos estão:
- Náuseas;
- Desidratação;
- Hipertermia;
- Hiponatremia;
- Hipertensão;
- Surtos psicóticos;
- Entre outros.
A bala de ecstasy quando ingerida com bebidas alcoólicas, ainda pode resultar em choque cardiorrespiratório e levar à morte.
Muito conhecido também como “bala”, o ecstasy pode causar danos psicológicos e comportamentais no usuário dessa droga.
Isso acontece porque o excesso de produção de serotonina provocado pelo ecstasy, traz graves lesões nas células nervosas do corpo, comprometendo o seu funcionamento. A bala pode causar danos como:
- Morte súbita por colapso cardiovascular;
- Ataques de pânico;
- Perda de memória;
- Dificuldade de tomar decisões;
- Depressão profunda;
- Paranoias;
- Alucinações;
- Despersonalização;
- Impulsividade;
- Perda do autocontrole;
- Entre outros danos.
Os tipos mais comuns de ecstasy, são: metilenodioxietanfetamina (mdea); metanfetaminas; anfetamina; paracetamol; cafeína e ketamina.
É possível encontrar ecstasy no organismo até 180 dias depois do uso. Na urina encontra-se a droga até quatro dias depois, nos cabelos pode ser encontrado até 90 dias depois e nos pelos corporais, até 180 dias.
É possível sim detectar ecstasy no exame toxicológico de larga janela. Esse teste é feito utilizando fios de cabelo ou pelos do corpo.
Para identificar a substância, é analisada a queratina do cabelo, desta forma é possível identificar o ecstasy presente no organismo de 90 até 180 dias após o último dia de uso.
Essa janela de tempo de detecção do exame toxicológico, consegue analisar indícios do uso de Ecstasy e também de outras substâncias psicoativas, como:
- Cocaína e derivados;
- Maconha e derivados;
- Anfetaminas (diferenciamos o consumo terapêutico do abusivo);
- Metanfetaminas;
- Heroína;
- Morfina;
- Codeína;
- Oxicodine;
- Anfepramona;
- Mazindol;
- Femproporex.
O exame toxicológico para ecstasy da Toxicologia Pardini é feito em poucos minutos, a partir da análise de uma amostra de cabelo ou de pelos corporais.
Para o exame realizado com cabelo, é exigido 3 centímetros de comprimento do fio, removidos rente ao couro cabeludo. Caso a pessoa tenha feito o consumo da substância em até 90 dias retroativos, será apresentado no resultado do exame.
Caso o exame seja realizado com pelos corporais, é possível identificar o ecstasy no organismo até 180 dias prévios ao exame.
Na Toxicologia Pardini você realiza o seu exame toxicológico em poucos minutos e com o auxílio de uma equipe multidisciplinar especializada.
O exame toxicológico pode ser feito nos principais laboratórios do país e não exige nenhum preparo prévio.
Clique no botão abaixo e selecione seu estado e cidade para consultar os preços e realizar o exame.
Caso você queira saber mais informações a respeito do exame toxicológico, como:
- Qual é o tempo de detecção de drogas do exame toxicológico?
- Ficar perto de quem consome droga afeta o resultado do exame?
- Recomendações para o exame toxicológico
Entre outros, acesse já a nossa página principal: Saiba tudo! Exame Toxicológico, e confira essas e demais dúvidas!