O Ecstasy, popularmente conhecido como “droga do amor” ou “bala”, é uma substância psicoativa ilícita, produzida em laboratórios em sua forma sintética. Determinada droga é proibida em diversos países, incluindo o Brasil.
Assim como outros tipos de drogas, o Ecstasy também está presente nas estradas e rodovias do país, sendo um dos responsáveis pelos acidentes rodoviários.
Isto acontece pois o Ecstasy é uma das drogas mais utilizadas por motoristas, principalmente de cargas pesadas, que desejam permanecer mais tempo acordados nas estradas, o que acaba resultando em uma prática perigosa tanto para o próprio motorista, quanto para outros condutores.
Desse modo, tendo em vista reduzir os índices de acidentes fatais decorrente de uso de drogas, a lei federal 13.103/15 estabeleceu aos motoristas de cargas pesadas (categorias C, D e E) a realizarem o Exame Toxicológico de Larga Janela de Detecção, no momento da renovação da CNH, assim como a cada 2 anos e 6 meses (segundo a nova lei de trânsito – 14.071/21, que estabeleceu o Toxicológico Periódico).
Conheça mais a respeito da droga Ecstasy, quais são seus efeitos, quanto tempo fica no organismo e como o Exame Toxicológico consegue detectar esta substância psicoativa.
O Ecstasy é uma droga sintética ilícita, produzida em laboratórios. O principal ativo do Ecstasy é uma substância conhecida quimicamente como 3,4-metilenodioximetanfetamina (MDMA), pertencente ao mesmo grupo das anfetaminas.
Geralmente, o Ecstasy é vendido em formato de comprimidos, porém também pode ser encontrado em formato de pó.
Assim como nas maiorias das drogas, o Ecstasy é comumente misturado a outros tipos de substâncias, como cafeína, cocaína, ketamina, entre outros, o que acaba agravando ainda mais os riscos para a saúde de quem os usa.
De acordo com pesquisas realizadas, os efeitos do Ecstasy podem durar entre 8 a 10 horas, variando de acordo com o organismo.
Dentre os principais efeitos da droga Ecstasy durante o uso, estão:
- Aumento do estado de alerta
- Maior interesse sexual
- Sensação de bem-estar
- Grande capacidade física e mental
- Euforia
- Aumento da sociabilização e extroversão
Após o uso do Ecstasy, o usuário sente alguns efeitos indesejados, como:
- Aumento da tensão muscular e da atividade motora
- Aumento da temperatura corporal
- Enrijecimento e dores na musculatura dos membros inferiores e coluna lombar
- Dores de cabeça
- Náuseas
- Perda do apetite
- Visão borrada
- Boca seca
- Insônia
- Grande oscilação da pressão arterial
- Alucinações
- Agitação
- Bruxismo (ranger os dentes)
- Ansiedade
- Crise de pânico
- E episódios breves de psicose.
Nos dias seguintes ao uso do Ecstasy, o usuário poderá se sentir deprimido, com dificuldade de concentração, ansiedade e com sensação de fadiga.
Vale destacar que, o uso constante da droga Ecstasy pode causar alguns prejuízos à saúde irreversíveis, como: Morte de células cerebrais, perturbações mentais, perda de memória, perda de autocontrole, lesões no fígado, lesões no coração, e morte súbita por colapso cardiovascular.
É possível detectar o consumo da droga Ecstasy em um período de 180 dias no organismo, a depender do tipo de exame toxicológico utilizado.
Para exame de urina, o Ecstasy fica até 4 dias no organismo. Já o exame de sangue, entre 1 a 2 dias. No exame toxicológico de cabelo (ou pelos), é possível identificar o consumo da droga em um período de 90 a 180 dias.
Assim como outros tipos de droga, o Ecstasy também é identificado no Exame Toxicológico.
Através da coleta de pequenas amostras de cabelos ou de pelos, o exame consegue identificar o consumo da droga em um período de 90 a 180 dias após a análise do exame.
Além de conseguir detectar o Ecstasy no organismo, a análise toxicológica consegue avaliar o padrão de consumo e diferenciá-las em categorias, variando entre o uso levíssimo até gravíssimo.
Por ser possível identificar o consumo de drogas em um longo período, o teste é popularmente conhecido como “Exame Toxicológico de Larga Janela de Detecção.”
Você sabia que o Exame Toxicológico de larga janela de detecção também é exigido, por lei, para CNH, Empresas e Concursos Públicos?
Caso você precise realizar o exame toxicológico em qualquer uma das ocasiões, acesse abaixo!
Exame Toxicológico Particular
O exame toxicológico de larga janela de detecção também pode ser realizado para outros fins, como é o caso do exame particular.
Assim como os exames para motoristas, empresas e concursos, o toxicológico particular é realizado pela Toxicologia Pardini, laboratório líder nacional no segmento toxicológico.
Confira abaixo algumas vantagens de nosso exame toxicológico particular!