Embora a busca por um exame toxicológico barato seja compreensível, optar por um preço mais econômico pode trazer armadilhas e consequências indesejadas.
Dessa forma, é fundamental ter cautela e ponderar os riscos e problemas que podem surgir ao optar pelo valor baixo.
Em vista disso, para te ajudar a evitar cair em armadilhas, destacamos 7 riscos de escolher um toxicológico mais barato.
Veja abaixo!
Ao observar que um laboratório oferece o exame toxicológico mais barato, preste atenção em relação ao seu prazo de entrega dos resultados.
Muitos laboratórios prometem entregar o resultado do exame toxicológico em poucos dias, porém, acabam atrasando, e nem sequer ligam aos motoristas para informar sobre a demora.
Dessa forma, atrasos na entrega do resultado podem prejudicar processos admissionais em empresas, renovação de carteira de motorista (CNH), concursos públicos, entre outros, gerando perdas de tempo e oportunidades.
Outro risco a ponderar ao escolher um toxicológico barato, é referente ao resultado falso positivo.
O “Falso positivo” ocorre quando há um erro no resultado do exame toxicológico. Nesses casos, o motorista não utilizou de nenhuma substância psicoativa (drogas), mas mesmo assim, o exame detectou drogas no organismo do condutor.
Em certos casos, o motorista que recebeu um resultado falso-positivo pode ficar até 90 dias (3 meses) sem conseguir renovar a sua CNH, pois de acordo com o DETRAN, a CNH não poderá ser renovada até que o resultado negativo do exame chegue ao órgão estatal.
Ou seja, não é possível realizar o exame toxicológico antes desses 3 meses, mesmo que o motorista apresente resultado negativo durante esse período, pois o DETRAN só passará a aceitar após o período informado.
Como você pode observar, erros como esse podem colocar em dúvida a integridade do motorista e gerar atrasos no processo. Por esse motivo, a escolha de um laboratório de análise é muito importante.
Outro ponto crítico que deve ser levado em consideração ao escolher o laboratório que oferece exame toxicológico mais barato, é referente às fraudes de amostras.
Infelizmente, há alguns laboratórios que participam de esquemas de fraude no exame toxicológico visando enganar o DETRAN.
Os riscos dessas fraudes são diversos. A substituição de amostras de cabelos ou pêlos, de um motorista que não utiliza droga, por outra amostra de quem utiliza, também pode vir a acontecer, afetando todo o processo do doador inocente, que não participa dessa fraude.
Tal esquema de fraude inclusive foi noticiado pelo programa FANTASTICO, da rede Globo. Caso queira saber mais, veja no link abaixo:
Investigação mostra como criminosos maquiavam exames toxicológicos de caminhoneiros e motoristas
Vale destacar que, a tentativa de fraudar exame toxicológico, por parte do motorista, pode caracterizar um crime de falsidade ideológica, tendo como consequência a reclusão.
Um ponto para ficar atento ao observar preços baixos de exames toxicológicos, é referente a contaminação externa. Dependendo do laboratório que você escolher, é possível que haja contaminação externa no material coletado (cabelos ou pêlos do corpo). Mas o que essa contaminação significa na prática?
Caso o laboratório utilize equipamentos antigos, não eficazes, e de baixa confiabilidade para realizar a detecção de drogas, é capaz que o exame entregue um resultado falso-positivo, como vimos acima.
Isso pode ocorrer pelo fato dos laboratórios não realizarem a descontaminação externa corretamente, além de terem equipamentos ineficazes para correta análise.
Por esse motivo, pesquise se o laboratório escolhido utiliza um processo eficaz e seguro para a descontaminação do material coletado.
A rastreabilidade da amostra coletada é um ponto fundamental para evitar atrasos na entrega do resultado do exame toxicológico.
Em casos onde o processo de rastreabilidade do laboratório falha e ocorre a perda da amostra, é necessário refazer a recoleta, ou seja, coletar novamente cabelos ou pêlos do corpo.
Isso pode causar incômodo e atraso ao motorista que corre o risco de perder o prazo para a entrega do resultado do exame toxicológico ao DETRAN. Assim quem precisa do exame para processos admissionais ou que está prestando concurso público.
Dessa forma, alguns laboratórios que oferecem exames toxicológicos muito mais baratos, não oferecem uma rastreabilidade boa, prejudicando os motoristas em seus respectivos processos.
Os laboratórios responsáveis pela coleta e análise do material têm o dever de manter as amostras em envelopes originais, lacrados e armazenados, até o momento da análise, em um local seguro e com acesso permitido apenas às pessoas autorizadas.
Geralmente, quem oferece exame toxicológico por um valor muito abaixo, possui uma equipe despreparada, que infelizmente não sabem qual é a quantidade ideal para a coleta de cabelos/pêlos do corpo para realizar a análise.
A quantidade ideal para a coleta de cabelo é aquela que não cause impacto estético ao doador e que, ao mesmo tempo, seja suficiente para ser analisada de forma precisa.
Existem laboratórios que coletam uma quantidade maior do que necessária, afetando a estética do doador, gerando um mal-estar e aborrecimento.
Laboratórios que oferecem exame toxicológico por um custo baixo, geralmente tem muitos problemas de coletores despreparados, pela falta de investimento em treinamentos.
Os laboratórios que não contam com profissionais treinados estão sujeitos a inúmeros erros: atraso no processo de coleta, erro de digitação dos dados do doador, coletas de forma errada e diversos outros problemas que podem vir acontecer.
Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), os responsáveis pelo Posto de Coleta Laboratorial devem assegurar que todos os seus coletores tenham sido treinados pelo laboratório credenciado pelo SENATRAN, dentro dos últimos 12 meses, e haja evidências de que este treinamento foi realizado
Apesar dessa exigência, muitos laboratórios não levam o treinamento tão a sério quanto deveriam e isso pode causar grandes transtornos das mais diversas naturezas aos doadores, desde coleta excessiva de material ou em pontos esteticamente críticos, até perda do material por falta do lacre de segurança.
Erros como estes, além de impactarem de forma negativa no bem-estar do doador, podem provocar o atraso no processo.
Por isso lembre-se: O barato pode sair caro. Opte por um exame toxicológico de qualidade e tenha a certeza de um resultado preciso e confiável!
Apenas na Toxicologia Pardini, laboratório líder no segmento, você pode ficar despreocupado em relação a qualidade, confiabilidade e rapidez na entrega do seu exame toxicológico!
Afinal, exame toxicológico barato mesmo é aquele que possui qualidade no que entrega por um preço justo!
Veja abaixo:
Na Toxicologia Pardini, todos os laboratórios parceiros que realizam a coleta para mandar para nós, passam por uma rigorosa análise para evitar quaisquer tipos de fraudes no sistema.
Além disso, a Toxicologia Pardini é credenciada pelo SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito), garantindo maior confiabilidade e segurança na análise do seu exame.
Você pode consultar a veracidade dessa acreditação através do link do Governo Federal: Credenciamento – Toxicologia Pardini
Além disso, possuímos certificações e acreditações de excelência, garantindo a idoneidade, segurança e transparência na análise dos exames toxicológicos.
Aqui na Toxicologia Pardini, tomamos todas as precauções quanto a descontaminação das amostras, para garantir a legitimidade do resultado.
Logo que a amostra chega para análise, ela passa por um processo intensivo de repetidas lavagens.
Portanto, nada que tenha sido depositado na superfície do cabelo ou pêlo é considerado no momento da análise toxicológica.
Por estas medidas de segurança, o exame toxicológico da Toxicologia Pardini é o mais confiável.
Com a Toxicologia Pardini, a rastreabilidade da amostra é de ponta a ponta! Desde a coleta do exame através dos nossos laboratórios parceiros, da análise do exame, até a entrega do seu resultado!
Dessa forma, garantimos que todo o processo aconteça de forma segura, evitando assim atrasos e recoletas. Tudo isso para assegurar a transparência que você merece.
E o melhor, isso tudo pode ser acompanhado via SMS, E-mail ou pelo nosso próprio site, na página de acompanhamento.
Na Toxicologia Pardini, o prazo de entrega do resultado, para CNH e CLT, é de 48 horas (para resultados negativos) após o recebimento da amostra no laboratório de análise em Belo Horizonte MG.*
A Toxicologia Pardini sempre está incentivando os nossos coletores a realizarem os treinamentos e se especializarem, tudo para garantir um atendimento rápido, confortável e confiável para você!
Na Toxicologia Pardini, coletamos apenas 3cm de cabelos para realizar a análise do exame toxicológico.
Uma das menores quantidade de coleta do mercado, tudo para não afetar a estética!
De acordo com as avaliações postadas no Google, contamos com + de 4.684 avaliações em Março 2023, com um total de 4,9/5 estrelas, o que comprova a qualidade, o respeito, e toda confiabilidade que esses motoristas tiveram com a Toxicologia Pardini.
Caso queira visualizar as avaliações, baste acessar o link abaixo:
Portanto, está esperando o que para realizar o seu exame toxicológico com a Pardini? Consulte um dos mais de 4.500 postos de coleta conveniados da Toxicologia Pardini, em todo o Brasil!
Se tiver alguma dúvida ou precisa de qualquer ajuda, conte com a Toxicologia Pardini! Entre em contato pelos canais abaixo: