Algumas pessoas ainda não sabem, mas hoje em dia o exame toxicológico e concursos públicos têm uma grande relação.
Na verdade, em vários setores públicos, há a necessidade de fazer a análise toxicológica como uma das etapas do concurso.
Principalmente nos testes para entrar na Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Federal, o exame toxicológico de larga janela de detecção é necessário, mas não é a única avaliação. Há outras provas que levam essa análise como caráter eliminatório.
Se você está perto de passar por uma dessas avaliações, confira mais informações sobre a relação entre exame toxicológico e concursos públicos. Veja!
Exame toxicológico e concursos públicos: Como funciona o teste de larga janela de detecção?
O exame toxicológico de larga janela de detecção recebe esse nome porque consegue identificar o consumo de drogas dos últimos 90 a 180 dias (dependendo do tipo de amostra).
Levando em conta a relação entre exame toxicológico e concursos públicos, ele é necessário porque reduz a possibilidade de que funcionários públicos, principalmente no ramo militar, tenham qualquer contato com atividades ilícitas, e também que ofereça riscos ao seu dia a dia de trabalho.
Quem precisar se submeter ao exame, deve procurar por um laboratório de qualidade, como a Toxicologia Pardini, e solicitar o serviço específico para concursos públicos.
Depois disso, é necessário escolher um local para coleta do material de análise. No dia da coleta, serão retiradas amostras de cabelo ou pelos do corpo, que serão enviadas para o laboratório.
Para todos os exames é considerado este prazo, após o recebimento da amostra no laboratório de análises em Belo Horizonte - MG.
Drogas Identificadas no Exame Toxicológico
No laboratório, os profissionais farão pesquisas por drogas ilícitas, como:
- Maconha,
- Ecstasy,
- Heroína,
- Anfetaminas,
- Cocaína,
- Dentre outras substâncias.
Confira a lista completa das drogas analisadas no exame toxicológico em nossa página.
Vale lembrar que, para cada concurso público – edital, as drogas pesquisadas podem variar, sendo incluído outros tipos de substâncias ilícitas a serem analisadas. Por essa razão, recomenda-se sempre ler o edital completo do concurso, assim como levar o edital ao laboratório quando for fazer a coleta, garantindo que todas as drogas sejam examinadas.
Nele, será apresentado um resultado positivo ou negativo. Caso aponte positivo, o exame também apresentará o nível de consumo, que vai desde levíssimo até gravíssimo.
Informações Gerais Sobre o Exame Toxicológico
Agora que você já sabe que há uma relação entre exame toxicológico e concursos públicos, leia o edital da sua avaliação e saiba se em seu caso será necessário realizar esta análise.
Caso precise fazer, no documento estará descrito como exame toxicológico, teste do cabelo ou exame de queratina.
E se você deseja saber mais informações, acesse a nossa página: Exame Toxicológico para Concursos, e veja como funciona, onde fazer, preços, legislação, entre outros.