Exame Toxicológico Para Primeira Habilitação (CNH) – PL 3965/2021

exame toxicológico para primeira habilitação

O projeto de Lei n° 3965, de 2021, recentemente aprovado pelo Senado, altera a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro), ampliando a exigência do exame toxicológico para condutores não profissionais que desejam tirar a primeira habilitação nas categorias A e B, bem como a obrigatoriedade do teste para a renovação da CNH A e B de condutores profissionais, sejam autônomos ou empregados. 

Inicialmente, o projeto de lei previa o custeio da carteira de habilitação de pessoas de baixa renda (CNH Social) com parte do valor das multas de trânsito arrecadados. Agora, com as novas alterações, o texto está em vias de aprovação pela câmara dos deputados.

O que muda com a PL 3965/2021?

O exame toxicológico é um teste laboratorial realizado através da amostra de cabelo ou pêlo, para identificar a presença de drogas e outras substâncias psicoativas no organismo. 

O teste é exigido para condutores que possuem CNH nas categorias C, D e E em diversas situações, como exames admissionais de funcionários, renovação ou obtenção da carteira de habilitação e concursos públicos.

Com o PL 3965/2021, de autoria do deputado federal José Guimarães (PT-CE) as mudanças propostas, incluem:

  • Aumento do limite de pontos na CNH: agora o limite para suspensão da carteira de habilitação foi elevado de 40 para 50 pontos;
  • Exame para motoristas de aplicativos: empresas de transporte por aplicativo deverão exigir a comprovação do exame toxicológico dos motoristas cadastrados, que será custeado pelo próprio condutor;
  • Exame toxicológico obrigatório para todos os motoristas profissionais: a exigência inclui categorias A e B, além das categorias tradicionais para caminhoneiros e taxistas;
  • Exame toxicológico para 1º CNH: motoristas que estão tirando a CNH pela primeira vez também serão obrigados a realizar o teste;
  • Financiamento da CNH: parte do valor arrecadado com multas de trânsito serão destinados ao custeio da CNH de pessoas de baixa renda, com inclusão no Cadastro Único para programas sociais;
  • Transferência digital de veículos: com o projeto, a transferência de veículo também passa a ser realizada de maneira totalmente digital.

Primeira habilitação para CNH precisará de exame toxicológico

Uma das novas propostas incluídas no PL 3965/2021, torna obrigatório o exame toxicológico para primeira habilitação nas categorias A e B. 

“Art. 148-A. Deverão comprovar resultado negativo em exame toxicológico para a obtenção e a renovação da Carteira Nacional de Habilitação: I – todos os condutores das categorias C, D e E; II – os condutores profissionais das categorias A e B, sejam autônomos ou empregados.”

De acordo com o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), diante do aumento do número de motoristas de aplicativo, a inclusão do exame toxicológico entra como uma medida para garantir padrões elevados de segurança no trânsito. Além disso, também se torna um elemento importante na prevenção do uso de drogas.

Contudo, é importante destacar que com a nova obrigatoriedade, condutores que desejam obter a primeira CNH e motoristas profissionais de quaisquer categorias terão um novo custo. 

Motoristas profissionais de aplicativos, de categorias A e B também precisarão realizar exame toxicológico

Caso aprovado, o PL 3965/2021 também prevê a obrigatoriedade do exame toxicológico para motoristas de aplicativos com CNH nas categorias A e B, que trabalham com transporte, como UBER, 99 e entregas de mercadorias. 

Ficou determinado que os motoristas deverão apresentar o exame toxicológico, realizado previamente ao início de suas atividades e custeado por conta própria. Assim, as empresas ficam isentas, dado que os profissionais não são considerados funcionários das plataformas.

“Ocorre que a relação entre as empresas de transporte por aplicativo e motoristas não apresenta a continuidade característica de um vínculo empregatício, uma vez que os trabalhadores podem iniciar ou interromper suas atividades a qualquer momento, conforme sua conveniência. Assim, tampouco faz sentido tratar o preenchimento das condições legais para o exercício da atividade como se estivessem no âmbito de um exame admissional ou demissional”, pontuou o senador Carlos Portinho (PL-RJ).

A emenda incorporada ao texto também estipula que os testes sejam realizados nas mesmas clínicas médicas em que os condutores fazem os exames de aptidão física e mental, desde que a atividade laboratorial seja credenciada. 

Quanto custará o exame toxicológico?

O valor do exame toxicológico para primeira habilitação e motoristas profissionais de categorias A e B, pode variar entre R$ 120 a R$ 160 reais, dependendo da região e do laboratório escolhido. 

Quando a lei entrará em vigor?

O projeto de Lei n° 3965/2021, foi aprovado pelo Senado em 18 de dezembro de 2024. Com as novas alterações realizadas, o texto retorna à Câmara dos Deputados para nova votação.

Enquanto o projeto não vira lei, a regra continua a mesma. Isto é, o exame toxicológico continua obrigatório para motoristas profissionais das categorias C, D e E.

Exame Toxicológico? Lógico que é Pardini!

Na Toxicologia Pardini, laboratório líder no segmento, você pode ficar despreocupado em relação a qualidade, confiabilidade e rapidez na entrega do seu exame toxicológico! 

Veja o porquê escolher a Toxicologia Pardini:

Toxicologia Pardini - Exame Toxicológico

Segurança e confiabilidade

Na Toxicologia Pardini, todos os laboratórios parceiros que realizam a coleta para mandar para nós, passam por uma rigorosa análise para evitar quaisquer tipos de fraudes no sistema.

Além disso, a Toxicologia Pardini é credenciada pelo SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito), garantindo maior confiabilidade e segurança na análise do seu exame. 

Você pode consultar a veracidade dessa acreditação através do link do Governo Federal: Credenciamento – Toxicologia Pardini 

Além disso, possuímos certificações e acreditações de excelência, garantindo a idoneidade, segurança e transparência na análise dos exames toxicológicos.

Toxicologia Pardini - Exame Toxicológico

Descontaminação de amostras

Aqui na Toxicologia Pardini, tomamos todas as precauções quanto a descontaminação das amostras, para garantir a legitimidade do resultado.

Logo que a amostra chega para análise, ela passa por um processo intensivo de repetidas lavagens.

Portanto, nada que tenha sido depositado na superfície do cabelo ou pêlo é considerado no momento da análise toxicológica.

Por estas medidas de segurança, o exame toxicológico da Toxicologia Pardini é o mais confiável.

Toxicologia Pardini - Exame Toxicológico

Rastreabilidade da amostra de ponta

Com a Toxicologia Pardini, a rastreabilidade da amostra é de ponta a ponta! Desde a coleta do exame através dos nossos laboratórios parceiros, da análise do exame, até a entrega do seu resultado! 

Dessa forma, garantimos que todo o processo aconteça de forma segura, evitando assim atrasos e recoletas. Tudo isso para assegurar a transparência que você merece.

E o melhor, isso tudo pode ser acompanhado via SMS, E-mail ou pelo nosso próprio site, na página de acompanhamento. 

Toxicologia Pardini - Exame Toxicológico

Prazo de Resultado em 48h*

 Na Toxicologia Pardini, o prazo de entrega do resultado, para CNH e CLT, é de 48 horas (para resultados negativos) após o recebimento da amostra no laboratório de análise em Belo Horizonte MG.*

Toxicologia Pardini - Exame Toxicológico

Rigorosidade com treinamentos

A Toxicologia Pardini sempre está incentivando os nossos coletores a realizarem os treinamentos e se especializarem, tudo para garantir um atendimento rápido, confortável e confiável para você!

Toxicologia Pardini - Exame Toxicológico

Estética do doador

Na Toxicologia Pardini, coletamos apenas 3cm de cabelos para realizar a análise do exame toxicológico.

Uma das menores quantidade de coleta do mercado, tudo para não afetar a estética!

Toxicologia Pardini é o laboratório mais bem avaliado entre os motoristas!

De acordo com as avaliações postadas no Google, contamos com + de 5.873 avaliações em Janeiro 2025, com um total de 4,9/5 estrelas, o que comprova a qualidade, o respeito, e toda confiabilidade que esses motoristas tiveram com a Toxicologia Pardini.

Caso queira visualizar as avaliações, baste acessar o link abaixo:

Avaliações Google – Toxicologia Pardini

Portanto, está esperando o que para realizar o seu exame toxicológico com a Pardini? Consulte um dos mais de 4.500 postos de coleta conveniados da Toxicologia Pardini, em todo o Brasil! 

Se tiver alguma dúvida ou precisa de qualquer ajuda, conte com a Toxicologia Pardini! Entre em contato pelos canais abaixo:

3003-1166 (sem DDD de todo o Brasil)
(11) 94589-0504
Toxicologia Pardini