Saber quanto tempo a maconha fica no organismo não é tão simples. Afinal, essa resposta é influenciada por diversos fatores, como:
- Nível de consumo da droga;
- Frequência de uso;
- Taxa de metabolismo;
- E, principalmente, o tipo de teste feito para identificar a substância ilícita.
Os testes mais comuns para identificar a presença de maconha no organismo são os de urina, de sangue e o de queratina, que é feito a partir de amostras de cabelo ou pelos do corpo.
Teste de urina para identificar o uso de maconha
Um dos exames toxicológicos mais usados para identificar a presença da maconha é o de urina.
A descoberta de quanto tempo a maconha fica no organismo nesse teste depende também dos fatores que citamos acima.
Portanto, uma pessoa que tem um consumo moderado de maconha, pode ficar com a droga no organismo de 7 a 13 dias.
Quem faz uso mais frequente, fica, em média, 15 dias com a substância. Já quem tem um consumo intenso, pode ter a droga identificada na urina mesmo depois de, aproximadamente, 30 dias.
Presença de maconha no sangue
Veja também sobre o que é o exame toxicológico.
Presença de maconha no teste de queratina
O teste de queratina, que usa amostras de cabelo ou de pelos, é o que tem uma janela de detecção maior.
Independentemente de quanto tempo a maconha fica no organismo, neste exame toxicológico, ela pode ser identificada de 90 até 180 dias depois do último consumo, dependendo do tipo de amostra coletada.
Isso porque mesmo depois de o corpo ter metabolizado a substância, suas propriedades ficam ligadas a queratina, o que possibilita que ela seja identificada nesses períodos.
Como a queratina é encontrada nos fios de cabelo, geralmente, uma pequena mecha de cabelo, cortada rente ao couro cabeludo do lado da raiz, será suficiente para realizar a análise.
A pessoa que não tiver amostra suficiente na região capilar, poderá ter material coletado nos pelos do corpo , visto que são outras áreas do organismo que também têm queratina.
Entendendo melhor a janela de detecção, em amostras de cabelo o comprimento mínimo exigido é 3 cm e a janela de detecção identificada é de 90 dias.
Em amostras de pelos, de qualquer parte do corpo, como axila, braços, pernas ou do peito, a janela de detecção sempre será de 180 dias.
Informações gerais sobre o Exame Toxicológico
Agora que você já sabe quanto tempo a maconha fica no organismo e conhece qual é o melhor método de exame toxicológico que consegue identificá-la por mais ou menos tempo, compartilhe esse conteúdo com seus colegas e amigos!
Encontre um laboratório próximo de você e faça seu exame toxicológico!
Se tiver alguma dúvida ou precisa de qualquer ajuda, conte com a Toxicologia Pardini! Entre em contato pelos canais abaixo: