Heroína e Exame Toxicológico: Qual é o tempo de detecção da droga

droga heroína - exame toxicológico
Droga Heroína

A Heroína, também conhecida como “diamorfina” é uma droga ilícita derivado dos opióides, considerada uma das substâncias psicoativas mais perigosas, devido a sua ação extremamente nociva ao corpo humano. 

Assim como outros tipos de drogas, o uso da heroína é bem comum entre os motoristas de categorias C, D e E, principalmente caminhoneiros, que buscam se manter acordados para realizar a entrega no menor tempo, consequentemente colocando a vida de outros condutores em risco.

Por essa razão, foi estabelecida em 2016 a Lei Federal 13.103/15, mais conhecida como “Lei do Caminhoneiro”, que obriga os motoristas de categoria C, D e E, que conduzem veículos pesados (como vans, ônibus e caminhões), a realizarem o exame toxicológico de larga janela de detecção, seja na renovação da CNH e a cada 2 anos e 6 meses, de acordo com a Lei Federal 14.071/21, que estabeleceu o Toxicológico Periódico.

Entenda um pouco mais sobre a droga Heroína, os seus efeitos no organismo e como é detectado no exame toxicológico. 

O que é Heroína?

Heroína é uma droga ilícita derivada dos opióides, produzida a partir de papoulas onde é extraída o ópio, que é transformado em morfina, e posteriormente, refinado até se transformar em heroína.

A forma mais conhecida de consumir a heroína é através do aquecimento da droga, que geralmente é feita com um auxílio de uma colher, onde a droga se transforma em líquido e fica pronta para ser injetada, via seringa. O consumo da heroína também pode ser realizado através da inalação, apesar desta forma ser mais consumida no oriente.

Assim como outros tipos de substâncias psicoativas, a heroína também pode ser misturada com outros tipos de drogas, como a cocaína, aumentando os efeitos nocivos ao organismo.

Efeitos da heroína no organismo

O consumo da heroína poderá provocar os seguintes efeitos:

  • Sensação de bem-estar, prazer e felicidade
  • Elevação da autoestima
  • Diminuição do desânimo, dor e ansiedade
  • Sonolência e fora da realidade (mais conhecido como “cabeceio ou cabecear”)
  • Lentidão nos pensamentos e movimentos
  • Sensação de boca seca
  • Sensação de que a extremidade do corpo está pesado
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Coceiras intensas

Os efeitos da heroína duram cerca de 4 a 6 horas.

Segundo relatório de pesquisa da National Institute on Drug Abuse, Após os efeitos, o usuário sentem uma depressão profunda, acompanhada de sonolência, desaceleração dos batimentos cardíacos, diminuição no ritmo da respiração (o que pode levar ao coma e/ou a morte), 

A longo prazo, os efeitos da heroína tendem a se agravar, provocando diversas complicações, como surdez, cegueira, delírios, inflamação das válvulas cardíacas, coma e morte, de acordo com a organização não governamental “Drug Free World”.

Vale destacar que o usuário poderá sofrer danos permanentes em algumas partes do cérebro, como perda de memória e da capacidade de tomar decisões, inabilidade no controle de impulsos e problemas de fala e visão.

Como a maior parte dos usuários consomem a droga por meios injetáveis, a heroína também poderá causar a necrose (morte dos tecidos) das veias, além de causar infecções nos vasos sanguíneos.

Como o exame toxicológico detecta a Heroína e qual seu tempo de detecção

Assim como outros tipos de drogas, a Heroina também é detectada no Exame Toxicológico.

A partir da coleta de pequenas amostras de cabelos ou de pelos do corpo, o material é encaminhado para a análise no laboratório, no qual é feito o teste para identificar se houve ou não o consumo de substâncias psicoativas.

Por ser uma análise toxicológica utilizando amostras de cabelos ou de pelos, o exame consegue identificar o consumo da droga em um período de 90 a 180 dias. 

É por essa razão que o teste é conhecido como “Exame Toxicológico de Larga Janela de Detecção”, pois consegue detectar o consumo de droga em um longo período.Vale ainda destacar que o exame toxicológico consegue avaliar o padrão de consumo e diferenciá-las em categorias, podendo variar entre o uso levíssimo até gravíssimo.

Exame toxicológico para CNH, Empresas e Concursos Públicos

Você sabia que o Exame Toxicológico de larga janela de detecção também é exigido, por lei, para CNH, Empresas e Concursos Públicos?

Para motoristas, o exame toxicológico é exigido pela Lei Federal 13.103/15, também conhecida como “Lei do caminhoneiro”, que determina a realização do exame no momento da obtenção, alteração ou renovação da carteira de motorista para condutores de CNH C, D ou E.

Vale destacar que o toxicológico também é obrigatório a cada 2 anos e 6 meses para os motoristas, de acordo com a Lei Federal 14.071/20, em vigor desde o dia 12 de Abril de 2021.

Já para as empresas, é necessário a realização do exame toxicológico para motoristas profissionais de transporte de cargas e de passageiros, no processo admissional e demissional.

Lembrando que, no caso de motoristas profissionais, a responsabilidade do exame, incluindo os seus custos, é da empresa contratante.

Por fim, temos o toxicológico para Concursos Públicos, que é exigido para as áreas de serviços públicos, principalmente para Policia civil, Federal e Militar, Força Área Brasileira (FAB), Agente penitenciário, Bombeiros entre outros.

Caso você precise realizar o exame toxicológico em qualquer uma das ocasiões, acesse abaixo!

Exame Toxicológico Particular

www.testededrogas.com.br

O exame toxicológico de larga janela de detecção também pode ser realizado para outros fins, como é o caso do exame particular.

Assim como os exames para motoristas, empresas e concursos, o toxicológico particular é realizado pela Toxicologia Pardini, laboratório líder nacional no segmento toxicológico.

Confira abaixo algumas vantagens de nosso exame toxicológico particular!

O exame é completamente confidencial.
Na Toxicologia Pardini, o teste de drogas de cabelos e pelos é 30x mais eficiente do que o exame de urina, sangue ou suor.
Em casos de resultados positivos, o consumo de drogas é categorizado entre levíssimo a pesadíssimo; poucos laboratórios realizam essa importante distinção.
A coleta de amostra de cabelo ou pelo pode ser feito pelo próprio doador, familiares ou amigos.
Resultado em até 10 dias úteis após o recebimento da amostra no laboratório de análise em Belo Horizonte, em laudo impresso, com análise completa do consumo de diversas drogas.