Desde que a Lei 11.103/2015 entrou em vigor, os motoristas profissionais de categoria C, D e E precisam realizar o exame toxicológico de larga janela de detecção para emissão ou renovação de suas CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Nesta lista, entram os motoristas rodoviários de carga ou pessoas.
Além disso, as empresas que contratam motoristas profissionais também têm a obrigação de solicitar o teste de drogas no momento da admissão do funcionário e no período que antecede o desligamento. Este documento deve permanecer com as empresas por todo o tempo em que o condutor for funcionário, porque o MTPS (Ministério do Trabalho e Previdência Social) poderá fazer fiscalizações no local de trabalho para conferir se a exigência está sendo cumprida.
Quer entender um pouco mais sobre o exame toxicológico para motoristas profissionais, então confira o que separamos e tire suas dúvidas!
Saiba como funciona o exame toxicológico para motoristas profissionais
Motoristas profissionais de todo o país devem fazer o exame toxicológico em uma clínica credenciada pelo SENATRAN. No site da organização, você pode conferir a lista de clínicas que têm essa certificação.
A Toxicologia Pardini é credenciada ao SENATRAN e possui atende todos os critérios da Lei para realizar a análise toxicológica exigida para a renovação da CNH e para admissão e desligamento de motoristas CLT. Contamos com mais de 4.500 clínicas em todo o Brasil que realizam a coleta do cabelo ou pelo para o exame.
Para fazer o exame com a Toxicologia Pardini, o motorista deve escolher a clínica que melhor lhe convir pelo preço ou pela comodidade e ir até o endereço da unidade para a coleta do material.
Na coleta são retiradas amostras de cabelo ou pelo que contém a queratina, substância presente na raiz dos cabelos e pelo, na qual os metabólitos das drogas consumidas se acumulam e pela qual realizamos a análise para determinar o consumo ou de tais substâncias.
Com a amostra já coletada, a clínica enviará as amostras de cabelo ou pelos para a Toxicologia Pardini, onde será feita a análise toxicológica. Nesse processo, substâncias como a maconha, cocaína, anfetaminas, metanfetaminas, ecstasy, dentre outras, podem ser identificadas.
O resultado do exame toxicológico leva, em média, 48 horas. Ocasionalmente, a análise da amostra precisa ser repetida ou confirmada. Nesses casos, é preciso mais tempo para a liberação do laudo, podendo chegar a 5 dias úteis. Esse cuidado criterioso é o que garante a qualidade e assertividade dos resultados emitidos pela Toxicologia Pardini. Lembramos que este prazo é considerado após o recebimento da amostra no laboratório de análise (NTO) em Belo Horizonte MG. para ficar pronto, contados à partir da data da chegada da amostra no laboratório de análise. Durante esse tempo, os condutores podem acompanhar o andamento da análise no site da Toxicologia Pardini: www.exametoxicologico.com.br/ na área de acompanhamento.
No exame toxicológico para motoristas profissionais o resultado é apresentado como positivo ou negativo e, além disso, um demonstrativo de consumo, entre levíssimo e gravíssimo, pode ser encaminhado em conjunto com a análise.
Agora que você já sabe mais sobre a exigência do exame toxicológico para motoristas profissionais, pode conferir mais informações no site da Toxicologia Pardini e contar com o laboratório líder no segmento, entregando qualidade, segurança e comodidade. Faça seu exame toxicológico conosco!