Testes de Drogas, conhecido como Exames Toxicológicos, tem como objetivo principal detectar a ingestão ou exposição às substâncias psicoativas, tóxicas ou outras substâncias intoxicantes.
Vale mencionar que há diversas maneiras de realizar os Testes de Drogas, que podem variar desde a escolha do método e do material a ser analisado, incluindo o período de janela de detecção que será investigado.
Os Testes de Drogas atualmente podem ser solicitado ou exigido em diversas situações, no entanto, os Testes de Drogas são geralmente solicitados para:
- Renovação da CNH de Categoria C, D ou E
- Toxicológico Periódico (Teste de drogas a cada 2 anos e 6 meses, para motoristas com CNH C, D ou E, com idade inferior a 70 anos)
- Concursos Públicos (Como Policiais Militares, Forças Armadas, Guarda Municipal entre outros)
- Motoristas Profissionais de Veículos Pesados – CLT
- Pessoas que se envolveram em acidentes com veículos a motor ou embarcações ou acidentes de trabalho
- Pessoas que tentaram suicídio por meios não claros
- Pessoas em programas de tratamento ordenados pela justiça ou em período comprobatório ou liberdade condicional que exijam abstinência (para monitorar a adesão)
- Pessoas em um programa de tratamento para abuso de substâncias (como uma característica padrão para obter evidências objetivas sobre o uso de substâncias e, assim, melhorar o tratamento)
- Pessoas que devem participar de um programa de testes para drogas como parte da custódia ou de direitos parentais
- Entre outros.
Métodos de análises para Testes de Drogas
Antes, é necessário esclarecer que os métodos de exames para a detecção de drogas são variados, visto que cada um deles conseguem detectar tipos de drogas diferentes, além de serem utilizadas para identificar as substâncias psicoativas com janelas de detecções curtas ou longas.
Veja abaixo os tipos de exame para a detecção de drogas e as suas janelas de detecção:
Testes de Drogas – Análise com coleta de Sangue
O Teste de Droga realizado por meio da coleta de sangue é indicado para a detecção de drogas que foram consumidas há pouco tempo.
Essa análise consegue identificar a presença de substâncias lícitas, como o álcool, e ilícitas, como a maconha, utilizadas nas últimas horas. Por ter uma janela de detecção curta, o teste não é tão utilizado.
Confira também Como é possível detectar drogas no sangue
Testes de Drogas – Análise com coleta de Urina
Outro tipo de teste de droga feito por laboratórios é através da coleta de urina.
A detecção de drogas por meio da Urina não é tão instantânea quanto o sangue, mas também não é tão longa. Essas substâncias permanecem no organismo para serem detectadas neste exame de 2 a 7 dias.
Como as drogas são diluídas pelo fígado até chegar a urina, só é possível identificá-las se consumidas recentemente. Além disso, não é possível verificar se a pessoa é dependente química com base neste tipo de Teste de Droga.
Testes de Drogas – Análise com coleta de Cabelos ou Pelos do Corpo
O exame toxicológico com amostras de queratina, também conhecido como teste do cabelo, é a análise com maior janela de detecção e com uma maior confiabilidade e segurança nos resultados.
Para realizar o teste, é colhida uma pequena amostra de cabelos ou de pelos do corpo do paciente, que será usada para a identificação de drogas ilícitas.
A queratina, contida nesse material, indicará se nos últimos 90 ou 180 dias (dependendo do tipo de amostra) houve o uso dessas substâncias e qual foi o seu nível de consumo. Desse modo, é possível verificar se a pessoa é dependente química ou não.
Quais drogas são identificadas no exame toxicológico?
Os tipos de substância psicoativas analisadas no exame toxicológico abrangem as seguintes drogas:
- Maconha e derivados
- Cocaína
- Crack
- Anfetaminas
- Rebite (Também conhecido como nobésio)
- Ecstasy
- Heroína
- Metanfetaminas
- Entre outros
Confira a lista completa das drogas analisadas no exame toxicológico
Outros motivos para realizar os testes de drogas
Os exames toxicológicos, ou Testes de Drogas, também podem ser solicitados ou exigidos por motivos médicos, legislativos, esportivos ou pessoais.
Motivos Médicos
Muitos motivos levam um médico a solicitar o teste de drogas em um paciente.
As situações mais comuns são em relação a suspeitas de overdose, desencadeamento de alguma doença que tem relação ao uso de drogas, comportamento diversos de um paciente que pode ser explicado pelo consumo dessas substâncias, dentre outras razões para a requisição.
Situações legislativas que exigem o exame toxicológico
Os Testes de Drogas referente a situações legislativas podem ser solicitadas quando há algum tipo de relação criminal, ou alguma lei que institua a realização obrigatória do teste de drogas, como a Lei dos caminhoneiros 13.103.
Quando o assunto é a leil, o teste de drogas, na maioria das vezes, está relacionado com a investigação de um crime. A busca, nesse caso, é saber se a presença de drogas influenciou ou contribuiu para que o crime acontecesse.
Essa situação acontece com frequência em crimes de dolo eventual em que não houve a intenção, mas o risco foi assumido. Como quem dirige sob efeito de drogas e, eventualmente, causa um acidente.
Outra ocasião comum em que pode ser solicitado o teste de drogas a alguma pessoa, perante a lei, é em casos de motoristas rodoviários de passageiros ou de cargas, referente a emissão ou renovação da carteira de habilitação, ou no momento de admissão ou demissão de uma empresa, devem fazer o exame toxicológico.
Campeonatos esportivos realizam testes de drogas nos atletas
O famoso antidoping é um teste de drogas realizado em atletas que participam de diferentes campeonatos a fim de assegurar que eles não usem qualquer substância que influencie de forma favorável seu desempenho em determinada modalidade esportiva.
Por isso, a Wada (Agência Mundial Antidoping) acompanha os atletas, faz sorteios para nomear esportistas a realizarem o teste de drogas e sempre faz o procedimento com os respectivos campeões de cada esporte.
Motivos Pessoais – Familiares/Conhecidos/Amigos entre outros
Por fim, há também aqueles que desejam realizar os testes de drogas por motivos pessoais, para verificar se algum familiar, amigo ou outra pessoa do círculo social esteja utilizando substâncias psicoativas, ou entre outros motivos que levem a realizar o teste.
Informações Gerais Sobre o Exame Toxicológico
Se você deseja entender mais acerca do Exame Toxicológico, como:
- O que é o Exame Toxicológico
- Qual o Tempo de Detecção de Drogas no Exame Toxicológico
- Como o Exame Toxicológico é Feito
Entre outros, confira já a nossa página principal: Saiba Tudo! Exame Toxicológico, e conheça mais sobre essas e demais dúvidas!
Se tiver alguma dúvida ou precisa de qualquer ajuda, conte com a Toxicologia Pardini! Entre em contato pelos canais abaixo:
Atendimento para Empresas e Laboratórios: 3003-5411 (sem DDD).